sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Unidade 4 – Currículo, Projetos e Tecnologia
Pensando sobre possíveis mudanças

Indiscutivelmente as tecnologias educacionais é uma realidade que demanda o desenvolvimento de estratégias criativas e inovadoras que tenha como eixo central uma aprendizagem significativa para o aluno. A inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ambiente escolar é um desafio para nós educadores, no sentido de aprimorarmos o que fazíamos e ao mesmo tempo propor novas estratégias de aprendizagem que tenha por objetivo a integração de conteúdos de diferentes áreas do saber, com suporte pedagógico das mídias. Para tanto, será preciso estarmos cientes das especificidades e potencialidades de cada meio ,assim como uma busca incessante por uma formação que atenda essas novas perspectivas.
O professor tem várias formas opções e possibilidades de organizar sua forma de comunicação com os alunos, de fazer uma introdução sobre o que vai trabalhar e trabalhar de várias formas esse tema com seus alunos e depois avaliá-lo. Com a internet temos a chance de modificar nosso método de ensinar. São diversos os meios que o professor poderá utilizar para concretizar a aplicação da sua aula. Todos os professores devem fazer parte desse quadro de mudança e grandes avanços a partir da tecnologia. Faz necessário incentivar os alunos a desenvolver suas capacidades e habilidades de aprendizado. A importância desse papel é transformar o aluno atual, em alguém que se interesse por buscar informações que despertem suas curiosidades, fazendo com que ele saia do seu lugar como apenas um ouvinte dentro da sala de aula e se torne aquele que busca o conhecimento, além do alcance possibilitado na escola.

Cursista: Lara Raquel Aires