quinta-feira, 24 de junho de 2010

Plano de Aula





Disciplina: Lingua Portuguesa
Público Alvo: Professores do 1º ano
Cursista: Lara Raquel Aires dos Santos Barbosa
Duração: 4 horas
Conteúdo: Oficina de escrita

Objetivo:
Possibilitar o aprimoramento dos professores do 1º ano para promover nos alunos
a consciência fonológica nas diferentes unidades da língua: frase, palavra silaba, fonema.

1º momento:
Distribuir a letra da música “A sopa” a todos os participantes.
Tocar o CD e cantar junto.

2º momento:
Organizar a turma em duplas.

3º momento:
Cantar novamente, acompanhando a letra da música apontando as palavras com o dedo.

4º momento:
Distribuir a cada grupo uma folha de papel e um envelope contendo fatias dos versos da música, a saber: 3 fichas do refrão É 1, É 2, É 3; 4 fichas O QUE É QUE TEM NA SOPA DO NENÉM e 8 fichas de SERÁ QUE TEM ? e fichas das palavras.
Observe a letra bastão, o ponto de interrogação, o espaço proposital deixado em uma frase e os tamanhos diferentes entre as fichas.

5º momento:
Dar um comando por vez e aguardar pela resolução, observando os trabalhos das duplas:

1- Manusear e observar o material:
a) Separar as fichas em dois agrupamentos: as que têm números e letras, das que só têm letras.
b) Agrupar fichas de frases iguais. Agrupar as palavras.

2-Contar e registrar em folha a parte quantas palavras tem cada frase.
Socializar as respostas para constatar procedimentos idênticos ou incompreensões quanto ao que seja palavra na frase. (Ex: artigos, preposições, conjunções).

3- Contar e registrar quantos espaços em branco tem cada frase.
Socializar as respostas.

4- Fazer pares de fichas de palavras que rimam.

5- Isolar o segmento das palavras que rimam. Ex: farinha/balinha.
Escrever em uma folha o par de palavras e colorir ou reforçar os segmentos que rimam.

6- Escrever novas palavras que rimam com o mesmo segmento final conforme item 5 e com outros pensados pos eles.
Socializar.

7- Completar as frases Será que tem...? Utilizando as fichas de palavras avulsas. Para este momento deverão se apoiar no texto e poderão selecionar um trecho qualquer do começo, meio ou final.

8- Organizar lista de palavras com os nomes de animais que aparecem na letra. Socializar.

9- Desenhar uma tabela com duas colunas. Numa delas citar o que normalmente se coloca na sopa, e na outra, o que não se coloca. Professor será o escriba enquanto os alunos retiram e ditam as informações do texto.

10-Eliminar ou acrescentar sílabas ou letras e formar outras palavras a partir destas:
PANELA. Ex: nela, ela, anel
TOMATE
JACARÉ
REPOLHO
CAQUI
JAVALI
PALMITO

11- Trocar apenas a primeira letra da palavra e formar novas:
PANELA (canela, janela)
FARINHA ( carinha, marinha, varinha)

12-Produzir outra música a partir do modelo.
Apresentações de algumas duplas.

Referencias Bibliográficas:
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Fluxo das aulas de 1º ao 5º ano
Revista Nova Escola – Edição especial Produção de Texto

5 comentários:

  1. Lara;
    Gostei muito de seu plano de aula.É uma boa dica para os professores trabalharem em sala de aula.
    Valeu "Poderosa
    Bjos
    Eliana

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  2. Lara Raquel,
    Como você está contribuindo com sugestões valiosas no seu blog! Que planejamento rico!
    Abraços encantados!...
    Hosana

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  3. Seu plano está bastante contextualizado e inovador.Seria interessante que os professores se apropriassem para aprimorar as aulas.Valeu.

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  4. Lara, achei bem criativa a sua oficina de escrita.Desta forma os alunos terão bastante facilidade em aprender. Seu planejamento está muito rico. Parabéns.

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  5. Colega achei seu plano bem interessante é desse tipo de aula que a galera gosta

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