sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Unidade 4 – Currículo, Projetos e Tecnologia
Pensando sobre possíveis mudanças

Indiscutivelmente as tecnologias educacionais é uma realidade que demanda o desenvolvimento de estratégias criativas e inovadoras que tenha como eixo central uma aprendizagem significativa para o aluno. A inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ambiente escolar é um desafio para nós educadores, no sentido de aprimorarmos o que fazíamos e ao mesmo tempo propor novas estratégias de aprendizagem que tenha por objetivo a integração de conteúdos de diferentes áreas do saber, com suporte pedagógico das mídias. Para tanto, será preciso estarmos cientes das especificidades e potencialidades de cada meio ,assim como uma busca incessante por uma formação que atenda essas novas perspectivas.
O professor tem várias formas opções e possibilidades de organizar sua forma de comunicação com os alunos, de fazer uma introdução sobre o que vai trabalhar e trabalhar de várias formas esse tema com seus alunos e depois avaliá-lo. Com a internet temos a chance de modificar nosso método de ensinar. São diversos os meios que o professor poderá utilizar para concretizar a aplicação da sua aula. Todos os professores devem fazer parte desse quadro de mudança e grandes avanços a partir da tecnologia. Faz necessário incentivar os alunos a desenvolver suas capacidades e habilidades de aprendizado. A importância desse papel é transformar o aluno atual, em alguém que se interesse por buscar informações que despertem suas curiosidades, fazendo com que ele saia do seu lugar como apenas um ouvinte dentro da sala de aula e se torne aquele que busca o conhecimento, além do alcance possibilitado na escola.

Cursista: Lara Raquel Aires

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lara,
    Já constatamos o quanto é enriquecedor trabalhar o currículo integrado às novas tecnologias, através dos projetos e planos de aula que desenvolvemos. Sem dúvida alguma, o aluno nesse processo se transforma em agente pesquisador e construtor do conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lara!!!!
    Gostei do seu texto.Sabemos o quanto as TICs em consonância com o currículo faz a diferença no contexto escolar.Mas o professor tem a missão de trabalhar em sala de aula essas TICs com significado para fazer a diferença.
    Abraços
    Ivana

    ResponderExcluir
  4. Realmente temos que trabalhar muito para termos alunos pesquisadores, críticos e pensantes. a sociedade de hoje não precisa mais daquele ouvinte que escuta e nada diz. O ser humano tem que ser um ser transformador de si mesmo de do mundo em que vive. Parabéns pelo seu ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  5. Olá Lara, Gostei muito do seu texto!!! Já é bastante evidente trabalhar o currículo com a utilização das tecnologias. O conhecimento é
    mais prazeroso e eficaz.
    Um abaraço encantado!!!
    Hosana de Fátima Rodrigues Correia

    ResponderExcluir
  6. "A inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ambiente escolar é um desafio para nós educadores' isso é verdade um desafio que vem sendo superado todos os dias. E em cada superação há um aprendizado.e na não superação também.
    Aprendemos muito usando as tecnologias pois om elas descobrimos novas maneiras de ministrar aulas, de atrair nossos alunos.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Realmente temos que ter várias formas e opções e possibilidades de organizar sua forma de comunicação com os alunos. Pois só assim podemos construir uma sociedade que faz a diferença. Devemos está inseridos na vida tecnológica dos alunos.
    As tics nos levou a aproximar mais deles, e isso fez e fará a diferença no nsso dia a dia .

    ResponderExcluir